Quem Quer Ser um Milionário X Caminho das Índias

by Fraboof, on Flickr

Assisti semana passada ao filme Slumdog Millionaire (literalmente “Milionário Cachorro de Favela”), um dos favoritos na corrida ao Oscar de melhor filme.

Com um título que segue a tradição brasileira de dar títulos estúpidos em português, Quem Quer Ser um Milionário poderia também ter sido rodado por um cineasta brasileiro.

O filme esfrega pobreza na nossa cara por pelo menos 90% do tempo de exibição. Algumas cenas investem até na escatologia para deixar muito claro que a Índia é um dos lugares mais pobres e sujos do mundo. Troque a Índia por alguma biboca nordestina e temos um filme brasileiro que faria a alegria dos intelectuais e seria solenemente ignorado pelo público.

O povo também não é poupado. Com exceção dos protagonistas, quase todo mundo é mostrado como mau-caráter, seja pobre ou seja rico.

A música é boa, mas não foi o suficiente para me fazer perder a vontade de abandonar o filme pela metade. Se não fosse pelo interesse em escrever à respeito, teria desistido após os primeiros 30 minutos.

Depois da metade melhora, mas tudo se transforma em uma seqüência previsível de emoções baratas, do tipo “será que ele vai conseguir?”.

Entendo o interesse que o filme despertou no restante do mundo, europeus e norte-americanos adoram ver a miséria alheia e distante nas telas. Para mim, um brasileiro acostumado a ser esbofeteado pela mesma diariamente, na forma de pedintes que se multiplicam como ratos, é perfeitamente dispensável.

Já “Caminho das Índias”, que eu me obriguei a assistir a 10% de um terço de capítulo por obrigação profissional, é tudo que se esperava de uma novela da Globo em geral e de Glória Perez em particular.

Glória Perez é especialista em distorcer culturas para criar suas histórias, que eu me lembre, desde aquela dos ciganos passando por  “O Clone”, onde se misturava de muçulmanos a experiências genéticas, tudo com a profundidade de um pires.

“Caminho das Índias” é o anti-Slumdog Millionaire, mostra uma Índia onde a maioria é composta de brancos ricos ou no mínimo classe média. Até uma indiana loira eu vi, e quando se vê uma indiana loira, algo definitivamente está errado.

Vai fazer sucesso? Claro que vai, e com ele, virá o pior efeito colateral das novelas da Globo, o povão adotando os bordões dos personagens principais, e eu perguntando “o que?”, para ser olhado como se tivesse recém chegado de outro planeta, por não saber o que se passa na novela das 8.

Artigos Relacionados:

Assine a newsletter, é grátis, basta digitar seu email abaixo e clicar em enviar:

15 Comentários para “Quem Quer Ser um Milionário X Caminho das Índias”

  1. Bruno disse:

    Eu tb assisti 5 minutos da novela (por conta do personagem blogueiro e tal) e depois de ver a Vera Fischer com aquele sorriso eterno quase desisti. Aí a cena se desenrolava com um cara dando carona para a Vera e outra mulher para deixá-la em casa, só que a casa dela, para quem conhece o Rio de Janeiro (mais especificamente a Barra da Tijuca) é o Shopping Rio Design. Tudo bem usar a entrada do shopping como se fosse um prédio, mas façam o favor de esconder a numeração do prédio e outras coisas que identifiquem o mesmo.

    Aí eu desisti de vez e nunca mais vi. Não cheguei nem a ver o tal blogueiro.

    • Jo disse:

      Tem um personagem blogueiro? Pelo pouco que vi achei que era tudo meio em volta dos indianos fakes de classe média-alta e seus “amigos” no Brasil… hehehe

  2. Bruno Aguiar disse:

    Não vou com a cara da Gloria Perez, na verdade não vou com a cara de nenhum desses autores de novelas metidos a intelectuais(leia-se todos).

  3. Diego Camara disse:

    É muito difícil mesmo representar a cultura e o estilo de um povo sem deturpar totalmente as coisas.

    Mas leia-se: difícil, não impossível.

    Parece que para estes autores das novelas, a impossibilidade é algo trivial. Nunca conseguem representar bem a vida de uma população.
    Realmente não sei qual o problema, se é falta de pesquisa ou de suporte cerebral (leia-se: inteligência), talvez os dois.

    Mas eles trazem uma visão bem brasileira a Índia. Tal como aqui, onde os autores globais somente mostram a vida dos ricos do Leblon, lá não é muito diferente (sendo que na Índia há um número muito maior de pobres que no Brasil, dada a sua população).

    Realmente nem quero imaginar a representação do blogueiro, que me cheira a reportagem do Jornal da Globo.

  4. Cab disse:

    Cara, eu não poderia discordar mais com o seu texto. Slumdog Millionaire é, ao lado de O Curioso Caso De Benjamin Button, um dos melhores filmes que assisti esse ano até agora. De fato o ano começou muito bem e talvez consiga até a proeza de bater 2008! =D

  5. Elaine disse:

    Embora eu seja mulher, não gosto de novelas.
    Embora goste de escrever e admire os que fazem isso melhor do que eu, não gosto muito dos autores das novelas.
    Também detesto as modas que elas lançam sobre o povo sem personalidade e já consigo visualizar as pessoas andando pelas ruas com batas indianas e calça legging, totalmente sem identidade.
    E quanto ao blogueiro… acredito que irá oscilar entre nerd e miguxo, o que for melhor visto e aceito pelo povo, irá prevalecer.

  6. é bem essa a real mesmo, os países de de primeiro mundo pouco se importam com o que acontece com o que tá fora de seus dominios, acham horrivel e tudo mais, mas o máximo que eles fazem é apenas olhar um filme, e depois voltarem para suas belas casas e esnobarem todo o seu poder economico, e é bem isso, novela da globo sempre distorceu, e sempre vai distorcer o que realemente é a realidade, muito bom o seu post,abraço!

  7. Gabriela disse:

    o que?

    Também nunca sei o que se passa na novela das 8.
    Isso de retratar todo mundo como mau caráter já cansou. Mas infelizmente parece que quem acha isso é minoria. Valeu pela dica de filme a não ver.

  8. Iara Alencar disse:

    Fala Noronha!! :D
    Nossa graças a deus! eu imaginava você um daqueles intelectuais super apreciadores do cinema nacional e sua pobreza.
    Eu critico muito isso no nosso cinema, poxa vida, so falam de miseria e pobreza!
    Eu nao gosto!!! pulo fora e não é por ser pouco patriota!!

    Quanto a novela…bem, eu adoro dramaturgia mexicana auauauaua!!!!
    Mas vai ser um ó ter que ver aquelas saias indianas e os veus da juliana paes estampadas em tudo quanto for de camelodromo por ai.

  9. Só esqueceu de mencionar que a novela vai trazer uma nova moda blogs.

    A Bundosfera vai explodir.

  10. Carolina disse:

    Olá, moro na ïndia, na cidade de Bangalore, capital do Estado de Karnnataka. O filme estranhamente traduzido “Quem quer ser um milionário”, retrata sem dúvida a realidade da India, sem glamour, sem romance ou photoshop. É o que vemos e lemos diariamente nos jornais daqui (exceto um favelado ficar rico da noite para o dia). Apesar do Brasil também ser miserável, existem bolsões de progresso e organização; aqui nào existe uma única área que seja organizada ou que tenha calçadas 100% boas.
    Porém a população daqui ficou revoltada com o filme, ameaçaram queimar os cinemas e com certeza sofreu boicote, é assunto diário nos jornais.
    Quanto a novela, bem, uma das vantagens daqui é não ter a Rede Globo!

    Abs;
    Carolina

  11. Neto Cury disse:

    Abomino novelas, e pelo jeito você conseguiu mudar como vou perceber o filme…

    Veremos! ;)

    Abração

  12. marumaki disse:

    Como pode um filme com essa temática ter sido o maior vencedor do Oscar 2009?

    Não me conformo.

  13. Lívia disse:

    Assisti a Slumdog Millionaire ontem, com o cinema cheio em pleno domingo à noite.Li muitas críticas que falavam sobre a apelação do filme mostrando apenas o lado pobre da Índia, a miséria e os clichês. Até concordo em partes com algumas delas, porém, confesso que Slumdog foi um dos melhores filmes que vi produzidos ultimamente. Mostrar a pobreza, a favela, o modo de vida sub humano, seja de indianos ou brasileiros, irá sempre provocar reações contrárias, comentários desfavoráveis ou rótulos. Mas confesso que gostei. Senti emoção, sim.
    Já Caminho das Índias é um clone de O Clone. Não vi nada diferente até agora (assisti poucos capítulos, pois agora as aulas da faculdade já retornaram…). Sempre gostei de novelas e esta não faz querer chegar emc asa mais cedo para não perder o capítulo. Está arrastada, previsível e mesmo a parte social (a abordagem da esquizofrenia) ainda não decolou. Talvez seja cedo, mas pelo menos até agora, não mostrou a que veio.

  14. sandra vallim disse:

    Discordo da opinião sobre o filme e tb quanto à novela.Ambos retratam facetas de uma cultura tão controversa…sendo o filme bem mais realista.
    Não assisto novelas, enjoei delas, mas novela de Glória Perez tem um diferencial, instiga a nossa curiosidade em conhecer universos completamente diferentes do nosso.
    Não tenho mais paciência com patrulhas ideológicas…novela e filme são feitos para nos divertir e emocionar, não para mudar o mundo!