Qual a importância dos links?

Esse post é baseado em pura especulação, mas sinto que cada vez mais os links perdem importância na hora do Google listar uma página em seus resultados de busca.
O tão falado pagerank é um artigo fácil de comprar, ao menos no que se refere a links. E não é necessário nem dinheiro na maioria dos casos. Vários blogs com pagerank 6 ou mais vivem fazendo promoções onde qualquer um é linkado, bastando para isso um minipost com um link de retorno.
A novidade do momento são os comentários pagos, moda lançada por John Chow, basicamente você paga algo como 10 dólares por mês e seus comentários são publicados sem o atributo nofollow, ou seja, esses links são indexados pelo Google e outros, contando para seu pagerank.
O mesmo Chow mantém uma promoção praticamente permanente, onde você escreve uma resenha sobre seu blog e ganha um link em troca. Essa resenha deve apresentar um link utilizando uma das seguintes frases como âncora, já que se acredita que o anchor text conta para melhorar o pagerank:
make money
make money at home
making money
make money from home
make money online
make money on the internet
Atualmente, ele já publicou 87 levas de resenhas, significando no mínimo 870 links de blogs diferentes. Logo, imagina-se que seu blog esteja no topo dos resultados para buscas relacionadas a ganhar dinheiro, certo?
Errado. Dei-me ao trabalho de pesquisar todas as 6 expressões e em nenhuma das buscas ele aparece na primeira página. O único conhecido que aparece na busca por make money online, por exemplo, é o Darren Rowse, e assim mesmo em décimo lugar. Por sinal, nessa busca o primeiro colocado é um ilustre desconhecido que hospeda seu blog gratuitamente no Blogger.
Isso significa que links não são importantes?
Claro que links continuam sendo importantes, no mínimo ajudam seu site a tornar-se conhecido, mas não são a coisa mais importante na hora do Google escolher sua página para exibir, isso me parece muito claro.
O algoritmo usado pelo mecanismo usa uma miríade de fatores, parece que até a fase da lua entra no cálculo; mas de uma coisa esse mecanismo não pode ser acusado, e essa coisa é burrice.
O pessoal que programa esses robôs sabe muito bem o que se passa na Internet, provavelmente muito mais do que eu ou você. No momento em que um blog recém-criado, com meia dúzia de textos, pode ter vários links de pagerank alto, sem a menor dificuldade, o ingrediente número de links certamente foi reduzido ao determinar os resultados de busca.
Cada vez mais os títulos embalados nas tags h1, aliados ao conteúdo, parecem ser o que verdadeiramente importa.
Isso é uma tendência ou uma coisa que veio para ficar? E no seu blog, o que você nota com relação às buscas que lhe trazem leitores?
Leia Também
- Links da semana
- Links
- O fator não sei, ou a imponderabilidade do imponderável
- Meta Blogs no dos Outros é Refresco
- Como pedir um link sem pedir um link
- Escolhendo programas de afiliados
- Esquenta Blogcamp 2007 Dia por Dia
- Você pode ser um blackhat sem saber
- Como aumento as visitas do meu blog? Parte II
- A Dança das Cadeiras do Pagerank



















11 07 2007 às 8:15 pm
eu entendo muito pouco de PR, trackbacks e etc, sou novissimo nesse mundo batalhando por um espacinho na internet.
Só sei que 70% do meu tráfego vem do google, e nem PR eu tenho, se ele (o google) se baseasse tanto no PR eu tava muito enrolado.
Ainda acho que a criatividade fala muito mais alto no motor de busca deles do que o próprio PR.
abraços.
11 07 2007 às 9:26 pm
Pelos mecanismos que usamos para monitorar os acessos ao nosso site, temos muitas buscas vindas do Google e com as mais mirabolantes frases.
Muitos procuram por "quero jogar" outros chegam por nomes de jogos: GTA, StarCraft, etc…
Na verdade eu não me preocupo muito com isso (estou aprendendo a lidar com essas coisas de palavras chave, PR e demais termos de SEO, é SEO isso né?!).
abraços…
11 07 2007 às 10:33 pm
Noronha, concordo contigo quando diz que o PageRank vem perdendo seu valor na hora de posicionar resultados no Google. Outro dia li um artigo (queria muito lembrar o endereço agora) onde o autor dizia que posicionar as palavras chaves no titulo era melhor e como exemplo faz uma busca pelas palavras chaves User Cars, ou Cars user não lembro, e mostrva que um site com PR 2 ficava na frente de outro com PR 6, Ambos tinham as palavras chaves no titulo sendo que o de menor PR e melhor posicionado tinha tais palavras chaves no inicio do titulo.
Com relação a estratégia do john não creio que a intenção seja aumentar o PR, você certamente já ouviu falar de Google Bomb não é? Bom, a intenção dele provavelmente é esta, fiquei até triste em saber que ele faz isto porque achei que só eu tinha pensado nisto. Ainda não fiz nenhuma promoção do tipo mas escrevi um post falando desta idéia que tenho, veja: http://www.blog.ljunior.com/2007/06/25/posicionamento-em-sites-de-busca/
11 07 2007 às 11:17 pm
Existem todas essas milhares de técnicas mirabolantes mas o que vale mesmo é a excelência do conteúdo. No exemplo citado do MAKE MONEY ONLINE, vai contra a maré que diz que não ter um domínio próprio, não ter milhares de links, etc. não terá sucesso e isso provou ao contrário.
Até mais.
12 07 2007 às 12:27 am
Não tenho a menor dúvida de que é uma coisa que veio para ficar! A "excelência" obtida pelo google em seu motor de busca, por mais que os tentáculos dele estejam se espalhando por toda a web, gera milhões de dólares. É coisa séria. Os links continuariam tendo um peso enorme se as pessoas utilizassem um critério mais "correto" para conseguir links, que seja, criar conteúdo de qualidade. A partir do momento em que "promoções" começam a pipocar, para de alguma forma obter vantagens no PR, era óbvio que eles iriam mudar a estratégia.
12 07 2007 às 4:05 am
Meu marido diz que o meu PR=4 é devido à riqueza de texto. Este foi um dos ítens citados pelo
Swap na sua exlicação simples de PR. Links que te linkam, riqueza de texto, postagem freqüente.
Se são estes os fatores não sei e nunca soube. Não suporto essa caça a links e papos de analisar meu blog e pagar pra isso, só se fosse mais maluca que já sou.
E as batatinhas, j.noronha?
12 07 2007 às 8:09 am
O grande detalhe é que o google fica ligado no que está acontecendo e quando percebem que o negócio tá estrapolando, mudam as regras do jogo. E eles podem, pois (como dizem os blogueiros) isso não é uma democracia!
12 07 2007 às 8:51 am
Noronha, isso é verdade. Claro, ajuda bastante. Mas não é o mais importante. É apenas mais um item usado para saber a relevância de um site.
O John Chow sabia que iria ser punido, tenho certeza. Ele comprou esse briga para fazer fama. Conseguiu.
Ele não aparece nem na pesquisa por John Chow, o que é um absurdo.
Mas mesmo assim ele consegue tirar 12 mil dólares.
12 07 2007 às 9:18 am
Eu concordo com você Noronha, e já faz algum tempo que venho observando essa questão. Por exemplo, meu blog ainda tem PR0, tem pouquíssimo tempo de vida, mas já apareço na primeira página - e em boa posição - para algumas palavras-chave.
12 07 2007 às 9:39 am
É, isso aí é uma verdade. Tenho percebido também que o mais importante de tudo é a tag title. E não adianta posicionar mil palavras chave, geralmente só as 4 primeiras palavras do title são relevadas.
O pagerank tá estabilizado a uns 2 meses (sem os valores mudarem). Vamos ver o que acontece na próxima dança.
12 07 2007 às 2:11 pm
neguinho vive estragando as melhores coisas da net… essa de comentário pago é dose!
15 07 2007 às 12:16 pm
Acabou a brincadeira do meu PageRank é maior que o seu?
Mas é isso mesmo. Eu já tinha feito alguns testes e percebi que o PR não é garantia de aparecer nas primeiras páginas das buscas.
15 07 2007 às 1:54 pm
Essa de comentário pago é demais. Até que eu gosto de um linkezinho, sabe?
16 07 2007 às 4:35 am
Respondendo a sua pergunta no fim do artigo tenho notado em meu blog que o as tags h1 sao de extrema importancia assim como o conteudo proximo as palavras que compoem o titulo do site e também principalmente conteudo de rodapé do site.
Quanto a indexação de artigos tenho notado que o google lista as palvras adjacentes a keyword solicitada na busca.
Got it? Otimo artigo
10 10 2007 às 7:38 am
Cara, uma pergunta: Não seria melhor pegar um dinheirinho pouco e investir no AdWords logo?
10 10 2007 às 8:40 am
Nuno,
O adwords é interessante se você vende algum produto, investir apenas para trazer visitantes não me parece valer a pena.
10 10 2007 às 11:23 am
Cara, é verdade! Eu havia feito a inscrição no AdWords sem saber que eles cobravam uma taxa de ativação da conta. Eu não li os termos e nem depois de saber eu encontrei alguma coisa lá falando sobre essa taxa. Espero que tenha lá. Eu sonhava que só pagaria por links clicados por outros, mas não. Tive que pagar R$ 20,00 para ter que ativar minha conta. Definitivamente o conselho que dou a todos é: NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, USEM O GOOGLE ADWORDS! A não ser, é claro, como o Noronha falou, se eu quero vender algo, ou se eu tenho uma empresa de grande porte e que tem dinheiro suficiente para investir. Acho até que investir na televisão seria mais lucrativo.
Valeu. Me corrijam se eu tiver errado.
___________________________
http://www.empregorapido.blogspot.com