De deuses e monstros

O Tiago Madeira me convidou para o meme “em que deus você acredita”. Minha primeira reação foi escrever um post de uma palavra só: nenhum.

Mas depois me dei conta que é possível uma resposta mais complexa. Eu não posso ser classificado como ateu, agnóstico ou muito menos como crente por um simples fato. Eu não perco tempo pensando nessas coisas.

Para ser ateu, é necessário gastar tempo pensando no assunto, o mesmo para ser crente. Eu gasto meu tempo com coisas mais úteis, como estourar aqueles pláticos-bolha ou fazer pizza de mussarela (meu prato preferido às segundas-feiras).

Dedicando agora alguns minutos à questão, chego à única conclusão que minha mente, acostumada à física por anos e à observação do comportamento humano por mais anos ainda, permite: qualquer deus é conseqüência de uma mente racional que sabe ser parte de um corpo finito. O ser-humano não consegue aceitar a idéia da não-existência; o nada é um conceito assustador.

Cachorros não constroem igrejas, eles vivem cada dia sem pensar que pode ser o último e, se defendem a própria vida, é por puro instinto de sobrevivência.

Faça um exercício mental, tente pensar no tempo em que ainda não havia nascido, milhões de anos se passaram sem sua presença no Universo. Conseguiu? Pois um belo dia você voltará a essa condição de não-existência.

Outro fator que leva à criação de tais lendas urbanas e rurais é a megalomania de nossa espécie. Não conseguimos aceitar o fato de que somos uma parte insignificante de um todo e que se amanhã a espécie humana fosse dizimada do Planeta Terra, falta nenhuma faríamos, pelo contrário, as outras espécies agradeceriam se pudessem.

Alguns espertos viram que essa tendência natural da espécie era uma mina de dinheiro, daí a construir toda uma história em cima de um personagem carismático, seja Jesus, Buda ou Charles Manson, foi um estalar de dedos. Junte-se a isso um livro cheio de sexo, violência, incesto e destruição em massa como a Bíblia, Al Corão ou Marimbondos de fogo e o coquetel está pronto para ser servido. E os clientes consomem avidamente, na tentativa de preencher o vazio.

Certamente, alguém que acredita nessas fábulas irá listar dezenas de razões para acreditar em Deus. Um conselho: liste para suas plantas.

Depois de toda essa reflexão, me resta um único deus que têm provado ser efetivo e eficiente:

O Caos.

A opinião de alguns blogueiros seria muito interessante para continuar esse meme:

O pai de todos os misantropos

Bruno Alves

Leo Pinho

Alexandre Fugita

Micox

Escrito por

j. noronha criou esse site em 2006, além de outros menos memoráveis.

Siga-me no Twitter

Gostou? Receba mais no seu email, é grátis!