Como Fazer Manteiga de Amendoim
Calma, você não errou de site. Não vou começar a concorrer com o Cobra e a Lu Monte
.
Uma das únicas coisas que gosto da, se podemos chamar assim, culinária americana, é a manteiga de amendoim, ou peanut butter, tão citada em filmes.
Pois em um Cevas e Blogs eu comentei que tinha aprendido a fazê-la em casa e alguém pediu muitas pessoas pediram a receita.
Com muito atraso, aí vai.
Ingredientes:
½ Kg de amendoim sem casca e sem pele torrado.
1 ½ xícara de chá de açúcar.
1 colher de chá rasa de sal.
Óleo de amendoim. Se você não encontrar, pode ser substituído por um bom óleo vegetal, quanto mais inodoro e mais claro melhor.
Modo de fazer:
Coloque os amendoins em um liquidificador ou processador de alimentos e triture até tudo virar farelo. Destampe e mexa com uma colher de vez em quando para não ficar nada inteiro.
Acrescente o sal, metade do açúcar e 3 colheres de sopa de óleo. Misture com a colher e ligue o liquidificador novamente, sem tampa. Vá derrubando o amendoim em direção à lâmina com a colher, preenchendo a “clareira” que se abre.
Acrescente o restante do açúcar, misture com a colher e observe a textura. Você vai precisar acrescentar óleo o suficiente para que o liquidificador consiga movimentar toda a mistura, lentamente. Vá acrescentando o óleo aos poucos, para não ficar muito gorduroso. Prove para ver se o açúcar está a gosto e acrescente mais se for o caso.
Quando ficar com a aparência da foto abaixo, está pronto.
Coloque em um vidro ou pote com tampa e deixe descansar na geladeira por 24h antes de consumir. Não me pergunte por que, mas o gosto fica muito melhor assim.
Você pode substituir o açúcar branco por açúcar mascavo, por sua conta e risco, não faço idéia de como ficará.



















07 07 2008 às 10:28 pm
Ugh, a primeira vez que eu coloquei manteiga de amendoim em um pão-de-forma, eu quase vomitei… o que foi uma decepção, após crescer assistindo Sessão da Tarde!
Pra falar a verdade, eu considero um desperdício de amendoim! E viva o pé-de-moleque :p
07 07 2008 às 10:40 pm
O Noronha está se mostrando um rapaz prendado, hehehe.
Mas sabe que NUNCA tive curiosidade de experimentar manteiga de amendoim?
07 07 2008 às 11:14 pm
A imagem é bonita. Levara um pouco dela no Cevas & Blogs?
08 07 2008 às 12:34 am
Parece bom esse negócio, que beleza.
08 07 2008 às 11:30 am
Ai, que bomba calórica - e que vontade que deu! Também gosto de manteiga de amendoim, mas fujo dela como o diabo da cruz.
Sei não, mas acho que açúcar mascavo deve estragar tanto a textura quanto o gosto.
Reza a lenda que óleo de canola é neutro. Deve ser uma boa saída pra quem não encontrar o de amendoim.
08 07 2008 às 11:34 am
É fácil assim?
E eu sempre me perguntando como conseguir o pote de uma dessas… Tentar fazer com certeza. =D
08 07 2008 às 4:46 pm
Uma colher é igual a 1.000.000 de calorias
08 07 2008 às 10:31 pm
É a cara do Hugo (Hurley) de Lost.
Não existe pronta pra vender? Eu na cozinha só sai sopa de saco e pão de microondas. ;/
09 07 2008 às 1:30 am
12 08 2008 às 3:48 pm
Obrigada pela receita maravilhosa!!!
Todas as vezes que um amigo meu ia ao EUA, pedia pra ele trazer
mas nunca passava pela alfandega.
Amei, amei
Valeu!!!
Abraços e mais uma vez obrigada!