Quando o Mayflower partiu de Plymouth, Inglaterra, em 1620, com destino à Plymouth Colony, Massachusetts, Estados Unidos, estavam à bordo 103 passageiros com destino ao novo mundo. Essas pessoas deixaram a Europa para fugir da perseguição de James I e praticar suas crenças em paz.
Eram os puritanos, acreditavam, grosso modo, em seguir os mandamentos fielmente. Ah, acreditavam também que a riqueza é uma prova de que Deus gosta do que você faz, logo, é uma recompensa.
Essa pequena dose de história serve para mostrar a diferença de mentalidade entre primeiro e terceiro mundos, e como a colonização influencia diretamente no destino de um povo.
O Brasil foi colonizado por exploradores, no pior sentido da palavra. Os EUA foram colonizados por pessoas que queriam começar uma vida nova e não mediam esforços para atingir seus objetivos.
A esfera blogueira do Brasil discute sem parar se é válido ou não ganhar dinheiro com seu blog e se deve-se ou não otimizar o blog para atrair mais leitores ou clicadores de anúncios.
Percebe-se um certo ranço não assumido e disfarçado em centenas de eufemismos, para dizer que um blog que fatura bem não tem bom conteúdo.
Já ouvi até queixas de que um anúncio mesclado no texto, como o visto acima, atrapalha a leitura. Imagino que esse pessoal não assiste televisão, já que é comum, durante filmes ou futebol, aparecerem anúncios na base da tela, seja na TV aberta ou paga.
Interessante que não se vê nenhum blog assumidamente capitalista dizer que blogueiros sem interesse em dinheiro tem melhor ou pior conteúdo.
Pois, em verdade vos digo: a imensa maioria dos blogs que não exibem nenhum anúncio são uma bela porcaria, todo dia esbarro em dezenas de blogs do gênero em que não se consegue ler um post inteiro, seja pela má qualidade do conteúdo ou do português utilizado, mais próximo de um aluno da quarta série do que de um adulto.
Não estou dizendo com isso que os blogs monetizados invariavelmente têm bom conteúdo, meu ponto é outro.
Não faz a menor diferença se você exibe anúncios ou não, é uma escolha individual querer ou não ganhar dinheiro escrevendo. Mas não me venham com o papo de que vai contra a ideologia inicial dos blogs. Que ideologia, cara pálida? Ideologia não paga minha Bohemia, nem o som novo que quero colocar no carro.